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Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

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10 tipos de títulos para você se vender com elegância na internet

3 de abril de 2020 por Ramiro Batista Deixe um comentário

Muito bem. Você fez o artigo ou o livro digital perfeitos. Ele é útil, envolvente e transformador.

Como no exemplo da paquera que tratei em Os 12 passos para convencer qualquer um de qualquer coisa, está na hora de se fazer ser visto na balada da internet.

E para isso você precisa de um título arrasador, que vai fazer mais por você do que atrair leitura para seu artigo ou livro.

Ele vai, entre outras coisas, ajudar a:

  • atrair visitas para seu site ou canal,
  • aumentar curtidas e engajamento nas suas redes sociais,
  • capturar clientes,
  • melhorar seu rankeamento nos mecanismos de pesquisa,
  • criar autoridade ou consolidar a sua marca.

Já escrevi aqui que escrever para entreter ou para vender requer conectar-se com o seu público, antes de convencer.

E, se você me ouviu, preocupou-se com as táticas do livro digital que vai vender e os 12 passos do copy para convencer qualquer pessoa de qualquer coisa.

Veja nos artigos:

Quais as três táticas para escrever o livro digital que vai vender

Os 12 passos do copy para convencer qualquer um de qualquer coisa

Mas de que adianta tudo isso se você não atraí-lo para dentro de seus argumentos com um título perfeito?

Repetindo o caso da potencial namorada na balada: como conseguir o espaço para se conectar com ela e convencê-la a sair sem o aceno perfeito que permitiu que você chegasse?

Listo 10 títulos para vender que mais atraíram minha atenção na internet, nos últimos tempos.

Parecem simples e discretos, mas têm os elementos essenciais que explico em seguida:

  • Por que algumas pessoas quase sempre fazem dinheiro no mercado de ações
  • Como criei uma fortuna com uma ideia boba
  • Como uma nova descoberta transformou a beleza de uma garota comum
  • A mina de ouro de coisas simples de fazer resumidas em um único livro
  • Para aqueles que querem sair dos seus empregos algum dia
  • Quem quer o corpo de uma estrela de TV?
  • Quando os médicos se sentem doentes, é isso o que eles fazem
  • Médicos provam que duas entre três mulheres podem ter uma pele bonita em 14 dias
  • Se imagine segurando a atenção de uma plateia por 30 minutos
  • Para todos aqueles que querem escrever, mas não sabem por onde começar

Para começar, eles abordam os temas que mais se demanda na internet: dinheiro, saúde e relacionamento.

Em essência, têm em comum o acesso a um segredo especial que vai satisfazer um desejo do leitor e dar-lhe acesso a uma transformação que lhe parecia impossível.

Esse o segredo dos grandes títulos, que serve para tudo na vida, a começar da paquera na balada, mas que é essencial nos títulos que querem ser clicados na internet.

Eles respondem a uma necessidade imediata, a uma dor, que o leitor não sabia como enfrentar.

Então você está lá no balcão, é bonito, inteligente, esforçado e sabe que seu público potencial na pista de dança quer isso. Você tem que buscar a oportunidade da frase espirituosa que exiba suas vantagens considerando as necessidades dele.

Veja o caso de “dez passos simples para escrever o livro digital que vai vender” ou “conheça o segredo dos grandes oradores para perder o medo de falar em público”.

Eles acenam com a possibilidade de resolver a angústia enorme de quem sabe escrever mas não sabe o que fazer para se alavancar ou é um profissional brilhante mas travado na carreira por dificuldade de se expressar.

E ambos acenam com a ideia de que existe uma fórmula descomplicada e que, se ela existe, é porque outros escritores e profissionais tentaram e conseguiram.

E ainda têm o condimento do acesso e da facilidade que faz a pessoa sentir que é possível: “dez passos simples”, “o segredo”. A sugerir: se todos penetram nesse novo mundo, por que não eu?

Os marqueteiros digitais consolidaram o acrônimo AIDA, de:

A – Atenção

I – Interesse

D – Desejo

A – Ação

O grande título, além de claro e urgente para chamar a atenção, como todo bom título publicitário, atrai interesse pela satisfação de um desejo que por sua vez deriva do medo ou da ganância de não atingi-lo.

Os marqueteiros também adotam uma listinha de recursos práticos que sempre funcionam:

Números – Dez passos para….

Praticidade – Veja o método descomplicado…

Resultado – Como conseguir mais curtidas…

Advertência – Cuidado…

Mistério – Você não vai acreditar nessa técnica…

Perguntas – O quanto você pagaria por uma noite tranquila?

Personalização – Se você tem mais de 40, isso é para você.

Gritar com elegância

Só para refletir: gosto também da ideia de que o título precisa gritar.

Inspirado no que disse Beto Altheholfen, um dos gênios atuais do copy, que fez explodir a Empiricus como a maior a empresa de orientação financeira do país, com seus títulos fatalistas e suas cartas de vendas inflamáveis,

Ele vê a internet e seu caldeirão de apelos como aquela esquina do centro da cidade disputada pelo ambulante, pelo vendedor de cachorro quente, pelo cara com a placa de venda de ouro no pescoço, entre outros apelos.

Na palestra que deu na Fórmula de Lançamento, o maior encontro anual de empreendedores digitais, sugeriu que, para ser visto nesse meio, é como sair nessa esquina pelado e gritando.

Mas com, acrescento, elegância, é claro, além das estratégias certas de satisfazer desejos imediatos, provocar medo ou ganância, para cooptar e envolver o cliente perdido nessa esquina do mundo.

Como já foi dito muito aqui também, escrever para vender tem a ver com uma conversa elegante de quem não parece que está vendendo.

Então, é preciso gritar, ter uma grande ideia que chame a atenção, provoque interesse, desperte um desejo e convide a uma ação. Mas que seja, sobretudo, elegante.

Você está na balada e quer uma boa conversa, certo?

Claro que tem que ser sobretudo honesto. E o conteúdo sempre entregar o que o que foi prometido no título.

Como na balada, não adianta fingir quem você não é, acenar com algo mais do que você pode oferecer. Quase sempre, engana só por pouco tempo.

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Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

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