• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

  • MEUS ARTIGOS
    • POLÍTICA & PODER
    • MÍDIA e PODER
    • ESCRITA CRIATIVA
  • MEUS LIVROS
  • MEU SITE
  • MEU CONTATO

Cinco coisas e um PS sobre o marketing na propaganda eleitoral

20 de agosto de 2014 por Ramiro Batista Deixe um comentário

Aécio, Dilma e Eduardo Campos: a publicidade brasileira está cada vez melhor, apesar de a política nem tanto
Aécio, Dilma e Eduardo Campos: a publicidade brasileira está cada vez melhor, apesar de a política nem tanto

Sobre o primeiro horário de propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a presidente e governador às eleições de outubro:

1.

A política e seus atores não modernizam seus métodos, mas a publicidade brasileira está cada vez melhor. Fotografia, trilha sonora, roteiro, interpretação, timing. Padrão Lux.

2. O programa de Dilma mirou o tempo todo as donas de casa, onde se detectou sua maior rejeição. Mensagem esperta e subliminar sobre a mulher que  tem que fazer tudo em casa e no  trabalho: acordar cedo, cozinhar macarrão – mesmo de colar – e tocar um país. Pode ter sido erro a contradição de colocar Lula neste primeiro. A mulher de classe média gosta ainda menos dele. Ver o programa aqui >>>

3. Esperto o discurso de Aécio de não negar que o país melhorou, mas que não foi por conta da Dilma. Não quer mexer no espólio de Lula e fazer o contrário da intenção dela:  isolá-la dele. Boa a estratégia de mostrar o povo ouvindo-o país afora, como se estivesse interessado e ansioso por ser ouvido. Ver o programa aqui >>>

4. Se tivesse que dar um Oscar, iria para a trilha sonora escolhida para o programa de Eduardo Campos, Anunciação, com Alceu Valença: “A bruma leve das paixões que vêm de dentro / tu em chegando pra brincar no meu quintal… / Tu vens, tu vens… eu já escuto os  teus sinais…”

5. O gingle da campanha de Fernando Pimentel (PT) em Minas é moderno, gostoso e envolvente. O de Pimenta da Veiga cheira a velho, com a ideia preguiçosa de chupar um hino de auto-ajuda dos anos 70 e que, por azar, ainda vem sendo acusado de imitar a propaganda de Geisel, nos tempos da ditadura. Veja matéria do Fernando Rodrigues >>>

PS – O sentido do horário eleitoral, como o marketing politico e a política, anda cada vez mais deturpado, concurso de técnica, emoção e beleza. Fora o fato de que é pra lá de esquisito a distribuição desproporcional do tempo.

Posts relacionados

  • Petra Costa e Democracia em VertigemPetra em vertigem embala bem seus conflitos na tese do golpe
  • 50 Notas de Uma Campanha Suja
  • Classe média também vota na eleição diária da BolsaClasse média também vota na eleição diária da Bolsa
  • Novo ET dos debates e estratégia que pode provocar segundo turnoNovo ET dos debates e estratégia que pode provocar segundo turno
  • Bolsonaro tenta à última hora e em vão mudar DNA de encrenqueiroBolsonaro tenta à última hora e em vão mudar DNA de encrenqueiro
  • Treze sacadas do panorama eleitoral a partir da onda de violência política Treze sacadas do panorama eleitoral a partir da onda de violência política 

Arquivado em: POLÍTICA & PODER Marcados com as tags: campanhas eleitorais, eleição 2014, políticos e candidatos

Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

MAIS LIDOS

Gigante bobo e atrasado, Brasil deveria ter sido dividido em quatro

A Mente Moralista e sete desvantagens do discurso ideológico de Lula

Olavo de Carvalho de saias e à esquerda, Rita Von Hunty é estupenda

Comunicação ficou mais importante que arma e dinheiro para tomar o poder

Militância de direita se consolida e é principal adversário de Lula

Patrono da militância, Freire pode ter inspirado o anti senso crítico

Oratória e mente de Messias explicam poder hipnótico de Hitler

VEJA ARTIGOS DESDE 2010

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=UrQE4D29N3A

VEJA MAIS POSTS EM:

 Facebook Twitter LinkedIn Instagram

Footer

  • ESTE SITE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • LOJA DE LIVROS
  • MEU CONTATO

Copyright @ 2010-2020 - Ramiro Batista.