• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

  • MEUS ARTIGOS
    • POLÍTICA & PODER
    • MÍDIA e PODER
    • ESCRITA CRIATIVA
  • MEUS LIVROS
  • MEU SITE
  • MEU CONTATO

50 Notas de Uma Campanha Suja

7 de janeiro de 2020 por Ramiro Batista Deixe um comentário

Coletânea de ensaios da eleição que rachou o país, do ponto de vista histórico e de marketing político

Houve três eleições e um terceiro turno no pleito de 2014, à procura de um sucessor para um modelo que se deteriorava, contaminado pela crise econômica em esboço e as pesadas denúncias de corrupção oriundas das primeiras delações da operação Lava Jato.

Teve um marqueteiro que ficou maior que os candidatos, uma campanha antropofágica que destruiu a reputação de todos eles e um país que começou a rachar de forma irremediável.

O que era para ser uma “antropofagia de anões” para enfrentar a presidente em campanha Dilma Rousseff, como ele vaticinara um ano antes, virou uma antropofagia de grandões, em que ele mesmo acabou devorado.

Eduardo Campos, Marina Silva e Aécio Neves, pela ordem, foram sendo abatidos numa campanha feroz, de pancadaria abaixo do nível da cintura sem precedentes. Cada qual tentava se firmar como alternativa ao modelo e ao mesmo tempo o candidato que não traísse a herança lulista, de ainda forte apelo popular, que empurrava a favorita.

Acabou numa diferença numérica pequena e a impressão nacional de que metade do país não havia sido contemplada nas urnas. A metade rica, letrada e influente do Sul/Sudeste, que domina a narrativa.

Para piorar, para atender a essa metade pretensamente não contemplada nas urnas, a presidente reeleita fez um discurso inaugural de pregação liberal contrário a tudo que defendera. Não conseguiu o apoio que esperava, perdeu o que tinha do seu lado, gestou um governo já morto de início e precipitou o terceiro turno de crises, uma quarta eleição, que iria derrubá-la um ano e meio depois.

A movimentação, o tom e o clima de um período que aos olhos de hoje parecia chocar o ovo da serpente de uma divisão irremediável estão nos 50 textos dessa coletânea que o jornalista, escritor e comunicador publicou a quente no seu blog ramirobatista.com.br, entre março e novembro daquele ano.

São ensaios perpassados pelo fervor de entender os fenômenos de comunicação de massa provocados pela força de ações individuais para mobilizar ideias e multidões. Seja, no caso, as de Eduardo ou de Marina ou Aécio ou de Dilma ou, sobretudo, de João Santana.

Uma ciência muito própria que mistura a compreensão da história e a tesão pelas encruzilhadas da comunicação política, onde as falhas, as imposturas e as tentações humanas são mais visíveis.

Comprar aqui >>>

Posts relacionados

  • O Voo Curto da AprendizO Voo Curto da Aprendiz
  • Petra Costa e Democracia em VertigemPetra em vertigem embala bem seus conflitos na tese do golpe
  • Cinco coisas e um PS sobre o marketing na propaganda eleitoralCinco coisas e um PS sobre o marketing na propaganda eleitoral
  • Classe média também vota na eleição diária da BolsaClasse média também vota na eleição diária da Bolsa
  • Novo ET dos debates e estratégia que pode provocar segundo turnoNovo ET dos debates e estratégia que pode provocar segundo turno
  • Bolsonaro tenta à última hora e em vão mudar DNA de encrenqueiroBolsonaro tenta à última hora e em vão mudar DNA de encrenqueiro

Arquivado em: MEUS LIVROS, O QUE LER, POLÍTICA & PODER Marcados com as tags: campanhas eleitorais, eleição 2014, escrever livro, políticos e candidatos, publicar livro

Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

MAIS LIDOS

Gigante bobo e atrasado, Brasil deveria ter sido dividido em quatro

A Mente Moralista e sete desvantagens do discurso ideológico de Lula

Olavo de Carvalho de saias e à esquerda, Rita Von Hunty é estupenda

Comunicação ficou mais importante que arma e dinheiro para tomar o poder

Militância de direita se consolida e é principal adversário de Lula

Patrono da militância, Freire pode ter inspirado o anti senso crítico

Oratória e mente de Messias explicam poder hipnótico de Hitler

VEJA ARTIGOS DESDE 2010

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=UrQE4D29N3A

VEJA MAIS POSTS EM:

 Facebook Twitter LinkedIn Instagram

Footer

  • ESTE SITE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • LOJA DE LIVROS
  • MEU CONTATO

Copyright @ 2010-2020 - Ramiro Batista.