• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

  • MEUS ARTIGOS
    • POLÍTICA & PODER
    • MÍDIA e PODER
    • ESCRITA CRIATIVA
  • MEUS LIVROS
  • MEU SITE
  • MEU CONTATO

Por que Coutinho, melhor, tem menos destaque que Neymar?

2 de julho de 2018 por Ramiro Batista 1 comentário

Por que Coutinho, melhor, tem menos destaque que Neymar?
Coutinho, melhor, mas não é o primeiro, como Neymar (Foto Divulgação)POr

Quem foi o primeiro homem a atravessar o Atlântico em voo solo? O nome Charles Lindberg vem logo à mente de quem sabe ou não soa estranho para quem não sabia. E o segundo?

Bert Hinkler era melhor piloto e fez o segundo voo com mais segurança em menos tempo e menos combustível, mas só veio a ser conhecido depois do advento do Google.

O mesmo se pode dizer do segundo presidente dos Estados Unidos, depois do primeiro que todo mundo sabe: George Washington. E do segundo que pisou na lua depois de Neil Armstrong.

É possível que ambos tenham feito um trabalho melhor que o primeiro, uma gestão da Casa Branca mais eficiente ou uma pisada mais segura no solo lunar, até aproveitando a experiência do antecessor.

Mas a nossa mente está habituada a se lembrar só do primeiro.

E, mais do que isso, confundir o primeiro como o melhor, segundo a primeira das 22 consagradas leis do marketing de um livrinho enxuto e ainda insuperável dos americanos Al Ries e Jack Trout, publicado no início dos 90.

É o que explica, entre outras coisas, porque o jogador Philippe Coutinho é quase um desconhecido diante da fanfarra da imprensa para repercutir até um cuspe de Neymar, apesar de entregar um serviço melhor, mais profissional e mais completo do que o do menino birrento que cava falta com canastrice.

— Ele deu passes decisivos, meteu gol, foi intenso nos 90 minutos dos três jogos, não teve momento de instabilidade — resumiu o comentarista Alex Escobar em uma das enquetes que o elegeu o melhor da primeira fase.

Mas não é o primeiro. Lugar que coube desde a primeira hora ao menino birrento por um conjunto de fatores que partiu da opção da cobertura esportiva e se ampliou com o trabalho do próprio nas redes sociais.




Ambos vítimas de um reflexo condicionado ancestral que se retroalimenta. O primeiro, porque melhor, deverá ter prioridade na cobertura. Por ter prioridade, será mais visto, procurado e lembrado. Por ser mais visto, procurado e lembrado, tem tudo para ser o primeiro. Que, por ser primeiro, será o melhor. Etc.

Conhecidos também pelo best-seller Marketing de Guerra, os autores propõem a quem quer se destacar num mercado já dominado pelo primeiro a busca de uma categoria em que também possa sair na frente, sem competir na mesma arena do primeiro.

Quem foi a primeira mulher a atravessar o Atlântico num voo solo?, é um bom exemplo. Amelia Earhart não é tão conhecida como Lindberg, mas passou à história melhor que Hinkler. Porque ocupou outra categoria cuja primeira posição ainda não estava ocupada.

Outro bom exemplo é o da cerveja Heineken, a primeira importada pelos americanos que virou sinônimo de melhor e abocanhou uma fatia de mercado que ninguém toma. Quem ousou competir, quebrou a cara. Quem se destacou foi quem procurou outra categoria, como “a primeira cerveja light importada”.

A Coutinho caberia procurar outra categoria em que pudesse ser primeiro, se lhe fosse dada a vaidade que contamina e explica muito do seu concorrente no mercado volúvel da cobertura esportiva. Mas qual? Como se posicionar fora e além do que lhe compete, no mesmo espaço do concorrente em que lhe cabe apenas mostrar serviço?

Minha intuição de marqueteiro de fim de semana sugere que, talvez, quem sabe, ele possa colocar em contrato que, daqui para frente, só joga um tempo, o segundo, de preferência. Será o primeiro jogador do mundo que, mesmo jogando só 45 minutos, faz mais diferença do que o resto do time, incluindo sua primeira estrela.



Posts relacionados

  • Você, como Joy, venderia 50 mil esfregões em uma noite?Você, como Joy, venderia 50 mil esfregões em uma noite?
  • O Poder da Presença e da pose da Mulher Maravilha na sua vidaO Poder da Presença e da pose da Mulher Maravilha na sua vida
  • Como aprender os quatro passos da sedução com Chen LizraComo aprender a comunicar e a conquistar com a rumba cubana
  • Que técnicas de venda despertam a Black Friday que há em vocêComo é o poder das armas de persuasão que te fazem vender?
  • Reprodução Ignição DigitalCris e o dia em que a patinha feia virou o cisne do marketing digital
  • E se vestir-se meio nua for uma forma de arte?E se vestir-se meio nua for uma forma de arte?

Arquivado em: COMPORTAMENTO, COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL, CULTURA & COMPORTAMENTO, MÍDIA e PODER Marcados com as tags: como convencer, como seduzir, marketing pessoal, pose de mulher maravilha, pose vencedora

Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

Reader Interactions

Trackbacks

  1. Documentário Pelé usa recurso de ficção para explicar o mito e o país disse:
    18 de abril de 2021 às 08:57

    […] Por que Coutinho, melhor, tem menos destaque que Neymar? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

MAIS LIDOS

Gigante bobo e atrasado, Brasil deveria ter sido dividido em quatro

A Mente Moralista e sete desvantagens do discurso ideológico de Lula

Olavo de Carvalho de saias e à esquerda, Rita Von Hunty é estupenda

Comunicação ficou mais importante que arma e dinheiro para tomar o poder

Militância de direita se consolida e é principal adversário de Lula

Patrono da militância, Freire pode ter inspirado o anti senso crítico

Oratória e mente de Messias explicam poder hipnótico de Hitler

VEJA ARTIGOS DESDE 2010

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=UrQE4D29N3A

VEJA MAIS POSTS EM:

 Facebook Twitter LinkedIn Instagram

Footer

  • ESTE SITE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • LOJA DE LIVROS
  • MEU CONTATO

Copyright @ 2010-2020 - Ramiro Batista.