• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

  • MEUS ARTIGOS
    • POLÍTICA & PODER
    • MÍDIA e PODER
    • ESCRITA CRIATIVA
  • MEUS LIVROS
  • MEU SITE
  • MEU CONTATO

Blogs viúvos de Traumann querem mídia política e não técnica

26 de março de 2015 por Ramiro Batista 1 comentário

Fotos Agência Brasil e Divulgação
Helena Chagas adotou a mídia técnica que prejudicou a midia política que Paulo Henrique Amorim e Thomas Traumann defendem (fotos Agência Brasil e divulgação)

Paulo Henrique Amorim resume sem medo com todas as letras em seu blog as intenções do ministro demitido Thomas Traumann com seu documento em que defende o uso de dinheiro público para fazer propaganda partidária:

O Conversa Afiada deseja, com ardor e entusiasmo, que o centro do Governo se dedique à leitura do documento original do Ministro Traumann (…) e trate a comunicação como uma questão “política” e, não, “científica”.

Texto em defesa de Traumann aqui>>>

Por “científica”ele ironiza a mídia técnica que distribui os recursos de publicidade segundo a audiência dos veículos e não seu engajamento com o governo.

Adotado pela antecessora de Traumann, Helena Chagas, baseado nos princípios da publicidade pública de impessoalidade, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade e eficiência, acabou com a farra das verbas para os blogs chapa branca. Ou “sujos”, na linguagem da grande imprensa, por fazer o serviço de receber do governo para elogiá-lo e bater nos adversários.

Paulo Henrique Amorim é uma espécie de pioneiro e líder dessa legião. Demitido da Globo em 1996, onde fez uma brilhante carreira de comentarista e correspondente internacional, cresceu no governo Lula com o blog Conversa Afiada, patrocinado por estatais.

Ali, por convicção ou rancor, desanca a emissora como epicentro de todos os males da mídia tradicional. Entre pejorativo e grosseiro, é mestre em rótulos depreciativos sobre a imparcialidade dos grandes: A Globo é glopista, a Folha de S. Paulo é Fel-ha, o Datafolha é Datafalha.

Não se importa de fazer defesas desconfortáveis e nem, como no caso de Traumann, acusar o governo pelas razões erradas.

Quadros do artigo de Conceição Lemes
Quadros do artigo de Conceição Lemes

Ainda não inventaram melhor forma de distribuir e otimizar os recursos públicos, senão segundo o serviço que entregam, como – até onde se percebe e conhecidas as injeções políticas – Helena Chagas vinha impondo. Quem tem mais audiência, mais recursos. Para azar de Paulo Henrique, a Globo detém 60% da audiência e leva 43% da verba destinada a TV. Cientificamente.

Aliás, um bom termômetro para medir as boas ações do governo é checar se esses blogs, Conversa Afiada à frente, estão combatendo.

Num caso sintomático de crítica ao governo pelo motivo errado é a matéria de Conceição Lemes, do Viomundo, que ele transcreve e elogia no blog, sobre os investimentos de publicidade do governo em 2012, ainda sob  a gestão de Helena, não por acaso derrubada em 2013 pelo grupo afinado com Traumann e o antecessor no governo Lula, Franklin Martins.

>>>Veja meu artigo Réquiem para Helena Chagas – Ela bem que merecia velório melhor

A lista, por ordem decrescente de valores e importância dos veículos, é tudo o que eles condenam e tudo o que, pela tradição e a lei, interessa ao serviço público.

Veja quadros e o texto nesse link>>>

Inclusive, publicar em alguns blogs chapa branca e o dele, que está lá, com R$ 628 mil recebidos naquele ano, posição 16 entre os 20 contemplados, segundo certamente medição de audiência.

Ele deveria elogiar, não?

Posts relacionados

  • Discurso de Lula contra Lava Jato ecoa em Folha e VejaDiscurso de Lula contra Lava Jato ecoa em Folha e Veja
  • Equação do editorial da Folha é rejeitar o impeachmentEquação da Folha é rejeitar o impeachment, diz Magnoli
  • Foto DivulgaçãoSérgio Moro saca o holofote e abate um líder e um sistema
  • Foto Reprodução FacebookO discurso de Lula contra a imprensa e a arte de eleger inimigos
  • Jô faz entretenimento, mas jornalismo também não fica atrásJô faz entretenimento, mas jornalismo também não fica atrás
  • Pedro Collor também acusou, mas pôs a cara em Veja

Arquivado em: MARKETING POLÍTICO, MÍDIA e PODER, POLÍTICA & PODER Marcados com as tags: análise de mídia, escândalos políticos, políticos e candidatos, profissão de jornalista

Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

Reader Interactions

Comentários

  1. Lobo diz

    27 de março de 2015 em 11:22

    Tive uma emissora de radio por 7 anos numa cidade do interior de São Paulo, afiliada Jovem Pan, e NUNCA consegui publicidade do Governo, apesar que era lider de audiencia na minha cidade e em mais 18 cidades em volta. Sabia que os criterios são voltados para rádios de politicos e eu não sou um deles.
    Assim, colocavam publicidade em rádios menores, sem expressão, jogando fora o dinheiro do contribuinte.
    Reclamar para quem? Ministro das Comunicações Paulo Bernando, na época? Secretario Traumann ou Helena Chagas? Nem se deram ao trabalho de responder meus questionamentos, era um zero a esquerda por não ser politico ou ligado ao governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

MAIS LIDOS

Gigante bobo e atrasado, Brasil deveria ter sido dividido em quatro

A Mente Moralista e sete desvantagens do discurso ideológico de Lula

Olavo de Carvalho de saias e à esquerda, Rita Von Hunty é estupenda

Comunicação ficou mais importante que arma e dinheiro para tomar o poder

Militância de direita se consolida e é principal adversário de Lula

Patrono da militância, Freire pode ter inspirado o anti senso crítico

Oratória e mente de Messias explicam poder hipnótico de Hitler

VEJA ARTIGOS DESDE 2010

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=UrQE4D29N3A

VEJA MAIS POSTS EM:

 Facebook Twitter LinkedIn Instagram

Footer

  • ESTE SITE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • LOJA DE LIVROS
  • MEU CONTATO

Copyright @ 2010-2020 - Ramiro Batista.