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Ramiro Batista

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Auto-ajuda turbina as 10 fanpages mais curtidas do país

12 de março de 2014 por Ramiro Batista Deixe um comentário

Marketing DigitalComo Rihanna, Sakhira e Cristiano Ronaldo no mundo, o Guaraná Antárctica, a L’Oreal e a bala Halls não são necessariamente os únicos e nem necessariamente os mais populares em seus segmentos no Brasil, onde existem Coca-Cola, Natura e Biss. O que explica então estarem entre as 10 fanpages mais curtidas do país?

Minha primeira impressão é que apelaram para a auto-ajuda, aliando com competência o foco de seu negócio com o nicho mais lucrativo da indústria editorial, o de mudança pelo pensamento positivo.

– Se sua bebida não brilha, não tente ofuscar a minha – diz o Guaraná Antárctica, no topo das mais populares, com 17,2 de fãs.

– Eu não acordo linda, eu acordo fabulosa – emenda a L’Óreal, com 6,7 milhões.

– Vou pra cima do que eu quero – manda ver o Halls, 6,1 milhões.

No mesmo ramo de auto-ajuda bem sucedida pode-se incluir o banco Itaú, com 6,6 milhões, que não é adepto de frases de efeito, mas tem a esperteza de encher sua fanpage do que se comprovou até agora de alta eficácia para atrair curtidas e compartilhamentos – fotos fofas de crianças e cachorros.

A opção pode explicar também o seu distanciamento do Bradesco, maior e mais popular que ele fora da internet, com 2 milhões de fãs a menos (4,2 milhões). Sua página preocupa-se mais em prestar informações ou serviços num tom meio doutrinário (faça isso, lembre-se daquilo) do que em oferecer motivação e catarse.

Mas, e as que não fazem auto-ajuda?

Um passeio pelas outras de maior sucesso, que não apelaram para a auto-ajuda, parece indicar que trouxeram para dentro da internet o monopólio que já matinham fora dela ou se vincularam com competência a nichos apaixonantes da internet:

Sucesso fora já consolidado:

  • Skol, com 13,3, tem quase 10 milhões a mais que a Brahma, com 3,4.
  • Garoto e Lacta, maiores marcas de chocolate do país, têm, respectivamente, 11,5 e 7,4 milhões de fãs.
  • Futebol – Ronaldinho Gaúcho chega a 13,5 milhões, sem concorrente à vista, mais de 12 milhões à frente de clássicos como Ronaldo Fenômeno (2,5 milhões) e Pelé (2,2 milhões).

Nichos apaixonastes, bem explorados:

  • Viagens – Hotel Urbano, com 9,8.
  • Sapato – Netshoes, que virou sinônimo de compra fácil desse produto na internet, com 7,5 milhões.

São páginas de foco claro e posicionamento nada mais do que correto, servindo a seus seguidores boa dose de informação aliada ao prazer de ter seus produtos. Pode-se imaginar que, mesmo sem estratégias mais criativas, estariam bem posicionadas.

O que faz diferença nas primeiras, porém, é que se destacaram sem deterem o monopólio de seus nichos, sem terem se valido apenas de seu sucesso de fora ou criado algo novo, vinculado a alguma paixão das redes sociais.

Tudo sumado, o resumo da história é que estratégias corretas vinculadas a nichos bem escolhidos ajudam a turbinar o sucesso que vem de fora. Mas que aliar isso tudo a uma bom apelo motivacional por mudança de vida pode fazer a maior diferença.

Seja para um refrigerante cheio de concorrentes, um xampu menos popular que os outros ou uma bala azeda.

  1. Guaraná Antarctica (17,295 milhões)
  2. Ronaldinho Gaúcho (13.673 milhões)
  3. Skol (13.339 milhões)
  4. Garoto (11.524 milhões)
  5. Hotel Urbano (9,871 milhões)
  6. Netshoes (7.595 milhões)
  7. Lacta (7,404 milhões)
  8. L’Oreal (6,779 milhões)
  9. Itaú (6,627 milhões)
  10. Halls (6,155 milhões)

-Informações com base em ranking de dezembro, elaborado pelo site de monitoramento GraphMonitor. Dados atualizados para esta quarta-feira, 19/2/2014.

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Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

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