• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

  • MEUS ARTIGOS
    • POLÍTICA & PODER
    • MÍDIA e PODER
    • ESCRITA CRIATIVA
  • MEUS LIVROS
  • MEU SITE
  • MEU CONTATO

Imprensa não conhece Brasil profundo do Congresso

2 de fevereiro de 2021 por Ramiro Batista Deixe um comentário

Imprensa tradicional e Congresso têm diferentes visões de Brasil, uma idealizada de pautas distantes e outra do Brasil profundo

Um das maiores falácias é a de que o Congresso seja um retrato da sociedade brasileira, com suas malandragens, grandezas e misérias, e não só por ter apenas 21 negros e 27 mulheres.

Outra maior é achar que a imprensa influente, hoje mídia tradicional, representa a vontade da maioria.

Nenhum dos dois representa o conjunto e cada um, a seu modo, trata de um Brasil.

A grande mídia opera o visão idealizada de uma classe intelectual influente que tem uma pauta de costumes longe de quem pega ônibus.

A atividade parlamentar brasileira é, em 80% dos casos, andar pelas bases e levar obras ou verbas de governo para quem pega ônibus.

Existe no Congresso uma minoria influente de uns 20%, que está ali para fazer negócios, mas a grande maioria vive de ouvir prefeitos, vereadores e eleitores nos rés do chão. Se não ostentar prestígio e verbas junto ao governo, perde a próxima eleição.

Nesse Brasil profundo, o governo da hora, defendido pelos deputados, é sempre mito, como o é hoje Bolsonaro. Como já me disseram alguns amigos envolvidos com política, quem anda pelo interior, longe das redes sociais, sabe que “só dá Bolsonaro”.

É o que explica em grande parte a vitória acachapante dos candidatos de Bolsonaro na eleição para as presidências do Congresso, muito longe do que entende a imprensa. 

Juntaram o que ouvem com as verbas e obras que os alimentam.

É um senhor reflexo desses dois brasis que se desconhecem.

Posts relacionados

  • Grande imprensa escolhe informação no caso da casa do Zero UmGrande imprensa escolhe informação no caso da casa do Zero Um
  • Dez coisas no dossiê da Comunicação que irritaram o GovernoDez coisas no dossiê da Comunicação que irritaram o Governo
  • Da arte da perfumaria nas ações de comunicação de governoDa arte da perfumaria nas ações de comunicação de governo
  • A militância do “mas” na grande imprensa e o caso Jovem PanA militância do “mas” na grande imprensa e o caso Jovem Pan
  • O charme do poder instintivo e sem deslumbre das Leão, Danuza e NaraO charme do poder instintivo e sem deslumbre das Leão, Danuza e Nara
  • Algoz de Bolsonaro, STF também comete excessos inconstitucionaisAlgoz de Bolsonaro, STF também comete excessos inconstitucionais

Arquivado em: MARKETING POLÍTICO, MEUS ARTIGOS, MÍDIA e PODER Marcados com as tags: campanhas eleitorais, ética jornalística, políticos e candidatos, profissão de jornalista, relacionamento com imprensa

Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

MAIS LIDOS

Gigante bobo e atrasado, Brasil deveria ter sido dividido em quatro

A Mente Moralista e sete desvantagens do discurso ideológico de Lula

Olavo de Carvalho de saias e à esquerda, Rita Von Hunty é estupenda

Comunicação ficou mais importante que arma e dinheiro para tomar o poder

Militância de direita se consolida e é principal adversário de Lula

Patrono da militância, Freire pode ter inspirado o anti senso crítico

Oratória e mente de Messias explicam poder hipnótico de Hitler

VEJA ARTIGOS DESDE 2010

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=UrQE4D29N3A

VEJA MAIS POSTS EM:

 Facebook Twitter LinkedIn Instagram

Footer

  • ESTE SITE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • LOJA DE LIVROS
  • MEU CONTATO

Copyright @ 2010-2020 - Ramiro Batista.