• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

  • MEUS ARTIGOS
    • POLÍTICA & PODER
    • MÍDIA e PODER
    • ESCRITA CRIATIVA
  • MEUS LIVROS
  • MEU SITE
  • MEU CONTATO

Nuances fazem a superioridade do novo Bravura Indômita

13 de fevereiro de 2011 por Ramiro Batista Deixe um comentário

São nuances, altas nuances, o que explica a superioridade absoluta do atual Bravura Indômita (True Grit), dos Irmãos Cohen, sobre o anterior, de Henry Hathaway. E mostram como a arte da direção, do roteiro e da interpretação evoluíram nos últimos 40 anos.

No filme de 70, claro e de planos abertos, os personagens são rasos, os diálogos tëm pouca força e os conflitos são diluídos em nome de uma história que precisa andar. Neste, escuro e de planos fechados, os roteiristas/diretores aproveitam todas as oportunidades de aprofundar o drama de  seus personagens, os diálogos são potentes, o roteiro é enxuto e o conflito permanente move os três protagonistas – que se odeiam e se amam – sem perder a tensão da história.

Jeff Bridgs, pela força do texto,  acaba saindo muito mais denso que o caubói John Wayne. E a menininha de agora (Hailee Steinfeld), por força da direção, é dramaticamente superior à antecessora (Kim Darby), que parecia uma Julie Andrews em A Noviça Rebelde, que não tivesse perdido o pai.

Não deve ser à toa que Hathaway passou como irrelevante por Holywood. E que os Irmãos Cohen façam jus à pecha de geniais, mesmo quando fazem um filme convencional. Dos bons.

Posts relacionados

  • Oscar plural e mestiço traduz mudanças na sociedade americanaOscar plural e mestiço traduz mudanças na sociedade americana
  • Batman vs Superman, Dilma vs Cunha e os limites do poderBatman vs Superman, Dilma vs Cunha, e os limites do poder
  • Estamos megalômanos como os protagonistas do Oscar 2015?Estamos megalômanos como os protagonistas do Oscar 2015?
  • O banheiro do papa e o banheiro da Copa do Mundo no BrasilO banheiro do papa e o banheiro da Copa do Mundo no Brasil
  • Personagens sem saída em mais um grande Woody AllenPersonagens sem saída em mais um grande Woody Allen
  • Roteiro de Caçadores de Obras Primas agrada, mas não eletrizaRoteiro de Caçadores de Obras Primas agrada, mas não eletriza

Arquivado em: COMO LER, CULTURA & COMPORTAMENTO, ESCRITA CRIATIVA Marcados com as tags: diretores de cinema, roteiro de filme

Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

MAIS LIDOS

Gigante bobo e atrasado, Brasil deveria ter sido dividido em quatro

A Mente Moralista e sete desvantagens do discurso ideológico de Lula

Olavo de Carvalho de saias e à esquerda, Rita Von Hunty é estupenda

Comunicação ficou mais importante que arma e dinheiro para tomar o poder

Militância de direita se consolida e é principal adversário de Lula

Patrono da militância, Freire pode ter inspirado o anti senso crítico

Oratória e mente de Messias explicam poder hipnótico de Hitler

VEJA ARTIGOS DESDE 2010

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=UrQE4D29N3A

VEJA MAIS POSTS EM:

 Facebook Twitter LinkedIn Instagram

Footer

  • ESTE SITE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • LOJA DE LIVROS
  • MEU CONTATO

Copyright @ 2010-2020 - Ramiro Batista.