• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

  • MEUS ARTIGOS
    • POLÍTICA & PODER
    • MÍDIA e PODER
    • ESCRITA CRIATIVA
  • MEUS LIVROS
  • MEU SITE
  • MEU CONTATO

Segundo o Google 2014, continuamos querendo dinheiro, sucesso e prazer

18 de dezembro de 2014 por Ramiro Batista Deixe um comentário

Os temas mais pesquisados no Google, no Brasil, em 2014, transpiram os três elementos que movem o mundo – Dinheiro, Sucesso e Prazer.

Reproduções do site ramirobatista.com.br
Eleições, Copa, Ebola, celebridades, Enem, tragédias ou desgraças. Em comum, o desejo de conquistar ou o medo de perder

O que a Copa, as Eleições, o BBB14, The Voice, os casamentos de celebridades, os aplicativos como WhatsApp/Instagram e o Enem, o Sisu e o Pro-Uni têm em comum?

Temas mais pesquisados no Google, no Brasil, em 2014, eles transpiram no espelho moderno da internet os três elementos que movem o mundo desde sempre – Dinheiro, Sucesso e Prazer.

Uma mente não menos doentia como a minha, envolvida no fetiche das listas publicadas no site de belas imagens da máquina de pesquisa mais infernal jamais inventada, perceberá por trás das escolhas aquele apelo de disputa, conquista e superação.

Seja na torcida ou na inveja pelos que vencem, seja torcida ou no sofrimento sincero pelos que perdem, caem ou morrem.

Já se sabe que para fazer sucesso na internet é necessário criar um produto ou serviço que atenda a uma das três necessidades imediatas do homem/mulher modernos: dinheiro, saúde e relacionamento. E também já se disse que o caminho para fazer sucesso nas redes sociais é postar algo relacionado a fantasia (crianças, animais, aniversários) ou desgraça (tragédias, mortes, fofocas).

O que acaba dando no mesmo.

Ter umas ou evitar outras continua relacionado com o mesmo instinto de sobrevivência que o dinheiro, o sucesso, o prazer e o poder deles derivados resolve.

Não à toa que como ganhar dinheiro e perder a barriga encabeçam a lista dos itens mais pesquisados para se saber como fazer alguma coisa. E também não deve ser por acaso que, entre os desejos mais pesquisados nesse item, está como tirar passaporte, como calcular porcentagem e… como beijar bem.

Outras listas, não tão óbvias em seus desejos, camuflam:

1. Saúde – Como tirar a barriga, como fazer arroz, ou panqueca ou omelete.

2. Relacionamento – Facebook Messenger, WatsApp, Instagram, Iphone 6.

3. Tragédias – Ebola, sumiço do avião da Malásia, perdas de ídolos como Robin Williams e Philipe Symour Hoffman, Eduardo Campos, José Wilker, Jair Rodrigues,

4. Alegrias e superação – Filmes de fantasia – Anabelle, Frozen, Malévola, Divergente, Rio2 – datas comemorativas como Dia do Amigo, Dia do Professor, Dia do Irmão.

5. Fetiche – Celebridades como Anitta, Viviane Araújo ou Dani Calabresa, casamento de Júnior Lima, George Clooney ou Angelina Jolie.

Coisa de uma mente doentia como a minha? Talvez.

Mas é também sintomático que haja uma lista de por quê? E nela, talvez, todos nós que fomos ao Google em 2014 estivéssemos buscando uma resposta para os grandes por quês de nossa existência: para que servimos, onde estamos, para onde vamos?

Pela ordem, os por quês mais procurados no ano: por que sonhamos, soluçamos, bocejamos, espirramos, choramos, engordamos, comemos, dormimos, arrotamos, respiramos.

Ou não, como diria Caetano.

Sei lá. Talvez estivéssemos apenas com sono e dor de barriga.

>>> Leia também: Sete dicas básicas de SEO para escrever para o Google

Posts relacionados

  • Você, como Joy, venderia 50 mil esfregões em uma noite?Você, como Joy, venderia 50 mil esfregões em uma noite?
  • O hábito faz o monge? To be or not to be Paula Fernandes
  • O caso do vestido, douradoO caso do vestido, dourado
  • Como cheguei ao topo do Google sabendo algumas técnicas de SEOComo cheguei ao topo do Google sabendo algumas técnicas de SEO
  • Por que Coutinho, melhor, tem menos destaque que Neymar?Por que Coutinho, melhor, tem menos destaque que Neymar?
  • Doria, Ivete, eu e a questão de gestão de imagemDoria, Ivete, eu e como operar o tripé de gestão de imagem

Arquivado em: COMPORTAMENTO, CULTURA & COMPORTAMENTO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, MÍDIA e PODER Marcados com as tags: como aparecer no Google, marketing pessoal, poder da aparência, pose vencedora, técnicas de SEO

Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

MAIS LIDOS

Gigante bobo e atrasado, Brasil deveria ter sido dividido em quatro

A Mente Moralista e sete desvantagens do discurso ideológico de Lula

Olavo de Carvalho de saias e à esquerda, Rita Von Hunty é estupenda

Comunicação ficou mais importante que arma e dinheiro para tomar o poder

Militância de direita se consolida e é principal adversário de Lula

Patrono da militância, Freire pode ter inspirado o anti senso crítico

Oratória e mente de Messias explicam poder hipnótico de Hitler

VEJA ARTIGOS DESDE 2010

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=UrQE4D29N3A

VEJA MAIS POSTS EM:

 Facebook Twitter LinkedIn Instagram

Footer

  • ESTE SITE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • LOJA DE LIVROS
  • MEU CONTATO

Copyright @ 2010-2020 - Ramiro Batista.