• Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular Rodapé

Ramiro Batista

Política, Comunicação e Escrita Criativa

  • MEUS ARTIGOS
    • POLÍTICA & PODER
    • MÍDIA e PODER
    • ESCRITA CRIATIVA
  • MEUS LIVROS
  • MEU SITE
  • MEU CONTATO

Jovem do nordeste é prioridade de Aécio e Dilma no Datafolha

10 de outubro de 2014 por Ramiro Batista Deixe um comentário

Foto EBC
Na distribuição sócio-econômica dos votos, Aécio lidera nas classes altas e Dilma nas baixas. Jovem da classe intermediária pode definir a eleição (Foto EBC)

O primeiro Datafolha das intenções de voto no segundo turno, com 51% para Aécio Neves e 49% para Dilma Rousseff, coloca nos devidos lugares a discussão sobre distribuição dos votos no primeiro turno,  que vinha descambando para o racismo.

A compreensão mais correta, confirma o estudo dos diretores do instituto, Alessandro Janoni e Mauro Paulino, é socio-econômica e não geográfica, não uma divisão simplista sul-sudeste versus norte/nordeste. Aécio e Dilma no Datafolha têm votos bem distribuídos em todas as classes, principalmente entre os jovens do nordeste, onde estão empatados.

A saber:

A amostra da sociedade brasileira é distribuída, para fins de pesquisa, em:

  • 7% de classe Alta (mais escolarizados, de renda mais alta e moradores do sudeste e das grandes cidades),
  • 24% de classe Média Alta (de nível médio, com renda entre 5 e 10 salários, moradores do sudeste),
  • 31% de classe Média Intermediária (jovens de nível médio e até 5 salários, moradores do nordeste),
  • 13% de classe Média Baixa (ensino fundamental, renda de até 5 salários e moradores do sul),
  • 25% de Excluídos (nível fundamental, renda de até 2 salários, aposentados e donas de casa).

No caso do primeiro turno, a distribuição ficou assim:

  • Aécio tem grande diferença sobre Dilma nas classes Alta e Média Alta, de 74 por cento a 26 e 67 a 33. E ela sobre ele entre os Excluídos, de 64 por cento a 36. Mais ou menos empatam, com ligeira vantagem para ela nas Intermediária (52 a 48) e Média Baixa (53 a 47).
  • Ele lidera nas pontas mais altas — Alta e Média Alta — e elas nas mais baixas — Média Baixa e Excluídos.
  • A diferença maior a favor dele nessa ponta (31% dos votos) é compensada pela liderança dela, mesmo em menos diferença, na outra, onde o contingente de votos é maior (38%).
  • Essas pontas contribuem com 23% dos votos de Dilma e 15% de Aécio. Como eles empatam no meio e ela vai melhor no contingente maior, ele precisa conquistar mais votos nas classes dela, as mais baixas, do que ela nas dele, as mais altas.

Os analistas do DataFolha defendem que os votos estão cristalizados nessas duas pontas antagônicas e que a batalha vai se dar na Classe Média Intermediária. Onde estão os jovens de nível médio, renda de até 5 salários mínimos, moradores do nordeste, responsáveis por 31% dos votos totais.

Eles acham que esses jovens estão mais preocupados com emprego, oportunidade e serviço público do que, acho eu, corrupção.

Minha tese é que as escândalos da Petrobras podem já ter cumprido o seu efeito onde eles alcançam mais repercussão, exatamente nas classes em que Aécio lidera.

Escrevem:

“Mais feminino, jovem, escolarizado e nordestino, porém com menor renda em comparação com o total da população, esse contingente numeroso e economicamente ativo parece não encontrar satisfação no emprego, e, em condições financeiras desfavoráveis, se mostra insatisfeito com a qualidade dos serviços públicos que utiliza.”

Leia a pesquisa do Datafolha: Divisão é sócio-econômica e não geográfica

Leia meu artigo: Classe C tem 56% dos votos e sente órfã de Lula

Válida a tese, o primeiro programa eleitoral de Dilma, ontem, foi mais eficiente para atingir esse jovem: um monte de rosto jovem bonito e matérias significativas sobre as oportunidades de formação educacional e emprego criadas pelo governo petista.

O programa de Aécio carregou a mão em políticos, e velhos, formalizando apoio à sua candidatura. Bom e envolvente, mas a tomar como certa a tese do DataFolha, meio torto.

Posts relacionados

  • O Voo Curto da AprendizO Voo Curto da Aprendiz
  • Petra Costa e Democracia em VertigemPetra em vertigem embala bem seus conflitos na tese do golpe
  • 50 Notas de Uma Campanha Suja
  • Sir Sherlock Herman tem que deduzir que mordomo está foraSir Sherlock Herman tem que deduzir que o mordomo está fora
  • Meu artigo de novembro de 2014: “Amigos é que detonarão Dilma”Meu artigo de novembro de 2014: “Amigos é que detonarão Dilma”
  • Sete coisas e um PS sobre o meio novo Ministério de DilmaSete coisas e um PS sobre o meio novo Ministério de Dilma

Arquivado em: COMPORTAMENTO, CULTURA & COMPORTAMENTO, MARKETING POLÍTICO, POLÍTICA & PODER Marcados com as tags: eleição 2014, políticos e candidatos

Sobre Ramiro Batista

Sou escritor e jornalista formado em Letras e Literatura, Comunicação e Marketing, experiente em escrever, editar, publicar, engajar e promover pessoas e ideias. Compartilho tudo o que sei sobre o uso de ferramentas de comunicação para conquistar e manter poder.

Reader Interactions

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sidebar primária

MAIS LIDOS

Gigante bobo e atrasado, Brasil deveria ter sido dividido em quatro

A Mente Moralista e sete desvantagens do discurso ideológico de Lula

Olavo de Carvalho de saias e à esquerda, Rita Von Hunty é estupenda

Comunicação ficou mais importante que arma e dinheiro para tomar o poder

Militância de direita se consolida e é principal adversário de Lula

Patrono da militância, Freire pode ter inspirado o anti senso crítico

Oratória e mente de Messias explicam poder hipnótico de Hitler

VEJA ARTIGOS DESDE 2010

MEU CANAL NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=UrQE4D29N3A

VEJA MAIS POSTS EM:

 Facebook Twitter LinkedIn Instagram

Footer

  • ESTE SITE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • LOJA DE LIVROS
  • MEU CONTATO

Copyright @ 2010-2020 - Ramiro Batista.